segunda-feira, 19 de julho de 2010
Crise populariza marmitas decoradas no Japão
Com o agravamento da crise econômica mundial, os japoneses passaram a investir mais em uma tradição do país - preparar uma marmita para levar ao trabalho, à escola, evento esportivo e até em encontros casuais. Com isso, aumentou também a procura por cursos que ensinam os japoneses a "enfeitar" os pratos.
Uma pesquisa realizada recentemente pela Mizkan, uma empresa fabricante de vinagre, revelou que o item mais importante levado em consideração por quem prepara as marmitas é realmente o visual.
No Japão, este tipo de marmita é chamada de kyaraben. Seria uma junção de kyara, do inglês character(personagem), e ben, do japonês bento (marmita, lanche ou merenda).
A criatividade dos japoneses é tanta que atualmente já existem livros e cursos especializados, que ensinam fazer de bichos e personagens de desenho animado a pessoas famosas. Tudo com comida.
Marmita X Restaurantes
As últimas pesquisas no Japão mostram que, com os problemas econômicos, as marmitas estão mais populares do que os restaurantes, por exemplo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação de Serviços Alimentícios do Japão, as vendas nos restaurantes populares tiveram queda de quase 2% ano passado em comparação com o ano anterior. É a primeira redução no setor em cinco anos.
O número é baixo, mas analistas preveem que a queda será mais acentuada neste começo de ano.
Em contrapartida, as vendas de produtos nos supermercados tiveram um aumento de quase 1,5% em 2008, na comparação anual, de acordo com a Associação de Rede de Lojas do Japão.
O mercado de artigos para marmitas, que inclui de produtos congelados a pequenos enfeites, também comemora aumento nas vendas.
Segundo a Nichirei Foods, o consumo de produtos para marmitas representa mais de 30% do mercado de comidas prontas congeladas. Por ano, o setor movimenta cerca de US$ 5 bilhões.
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