É preciso ser especialista em relação a uma técnica, mas ser generalista para conseguir explorar oportunidades
O mercado de trabalho está buscando um novo perfil de profissional: especialista e também generalista. É o que aponta um levantamento realizado pelo site de vagas e currículos Emprego Certo, a partir de análise de requisitos exigidos por empresas.
“ Na verdade, a atual dinâmica do mercado exige a convivência das duas características, para que cada uma seja utilizada quando necessário, ou até simultaneamente em situações mais extremas”, explica o diretor do Emprego Certo, Luiz Pagnez.
Em outras palavras, os profissionais precisam ser especialistas em relação a uma determinada técnica ou área de negócio, mas, ao mesmo tempo, generalistas para conseguirem explorar novas oportunidades em atividades que nem sempre dominam.
Ter os dois perfis é diferencial
Para Pagnez, a combinação dos dois perfis é vista como diferencial em um bom candidato. “Além disso, atualização constante ou continuada, o domínio de línguas estrangeiras e ferramentas de informática e internet são pré-requisitos em muitas posições”, acrescenta.
Os profissionais também devem estar atentos às necessidades do mercado, complementando sua formação e suas habilidades. Dessa forma, evitam se tornarem obsoletos.
O estudo afirma ainda que todo o profissional, em algum momento da carreira, terá de equilibrar a atuação entre os perfis generalistas e especialista. “O chefe precisará ser especialista na sua área, mas, em paralelo, também ser generalista o suficiente para administrar competências e especialidades de seu time”, diz Pagnez.
sábado, 15 de maio de 2010
Estádios para Copa de 2014 serão equipados com tecnologia 4G
A transmissão será de até 50 vezes mais rápida do que a atual 3G
Para a Copa do Mundo realizada em 2014 no Brasil serão instaladas, no alto dos estádios, antenas de alto alcance para transmissão de voz e de dados com o intuito de conceber uma melhor recepção da tecnologia 4G.
A novidade é para evitar problemas como os que ocorrem com frequência durante concentrações de multidõess, como o réveillon, quando boa parte dos celulares para de funcionar. Com a tecnologia 4G, que recebe o nome de LTE, será possível transmitir dados de 25 a 50 vezes mais rápido, evitando o tráfego das linhas de celulares.
No evento 10ª edição da Rio Wireless, Ricardo Tavares, vice-presidente da Associação GSM, que reúne as dez maiores operadoras de celular do mundo, revela que durante os jogos, os maiores picos de utilização de aparelhos celular acontece 30 minutos antes da partida, um minuto após o término do primeiro tempo, cinco minutos depois do apito final e a cada gol.
Segundo o executivo, na Copa de 2014, "as pessoas vão usar mais os celulares para entrar em redes sociais do que para falar, por isso será necessária a implantação de uma nova faixa de transmissão de dado que possibilite maior agilidade, como no caso do 4G".
Hoje
O acesso a essa tecnologia ainda é restrito e o preço dos aparelhos elevado. Atualmente, no Brasil, 13 milhões de pessoas utilizam aparelhos com a tecnologia 3G - acesso à internet -, mas a maioria ainda usa 2G, com transmissão apenas de voz.
Curiosidade:
A Long Term Evolution, ou simplesmente LTE, apareceu no mercado com a promessa de superar as conexões de internet móveis de 3º geração (as chamadas 3G), com uma velocidade 180 vezes maior. As operadoras já se preparam e a expectativa é de que em 2014 o consumidor brasileiro já tenha acesso à nova tecnologia, também apelidada de 4G.
Se hoje, pelas conexões3G, um usuário leva em média 6 horas para baixar 1 gigabyte de informação, com a LTE esse tempo seria reduzido para 2 minutos. No entanto, esses são dados genéricos, e a velocidade real depende de fatores como o número de pessoas conectadas ao mesmo tempo, distância em relação à antena e o tipo de plano contratado.
A 4G vai permitir ao usuário funções antes não suportadas para celulares, como jogar games com gráficos complexos e assistir a um filme enquanto ele está sendo baixado.
A tecnologia - que também estará disponível para uso em computadores, através de modem móvel - pode ajudar a baratear o acesso à Internet no Brasil, mas não há ainda certeza absoluta quanto a isso. A expectativa é de que a inserção no mercado de mais uma opção para o consumidor aumente a concorrência e pressione os preços para baixo.
Expo MS 2010
Com 136 expositores distribuídos em 170 estandes montados no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, a Expo-MS Industrial 2010 começa nesta terça-feira (18/05) com a expectativa de superar os números alcançados na primeira edição realizada em 2008, quando foram movimentados R$ 30,5 milhões em negócios e teve a presença de 30 mil pessoas. Além de palestras com Paulo Henrique Amorim, Heraldo Pereira, Ricardo Amorim e Ricardo Voltolini e desfile da modelo e apresentadora Ana Hickmann, durante o evento o Banco do Brasil vai disponibilizar, por meio do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), R$ 170 milhões para financiamentos para o setor industrial.
A feira da indústria, que este ano vai neutralizar a emissão de carbono com plantio de árvores nativas, também terá o lançamento do Pólo Cerâmico de Rio Verde, do Ceprovest Dourados (Centro de Produção do Vestuário e Têxtil) e da Edição Especial da MS Industrial Perfil – Indicadores – Sondagem. Ainda durante o evento, o Senai, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), vai anunciar a ampliação do Projeto Colher na Massa, levando os cursos gratuitos de qualificação profissional na área da construção civil para os municípios de Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
Além de abrir o primeiro dia de desfiles de modas que vão integrar a programação da Expo-MS Industrial, Ana Hickmann vai participar do lançamento do Selo da Moda de Mato Grosso do Sul, que foi criado para divulgar as peças produzidas pelas empresas do segmento do vestuário e têxtil de Mato Grosso do Sul. “A 2ª edição da Expo-MS Industrial será um marco para o setor, que ano a ano vem consolidando sua participação na matriz econômica de Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Fiems, Sérgio Longen, que fará a abertura da feira em cerimônia no auditório principal do Albano Franco a partir das 19 horas do dia 18 de maio com a presença do governador André Puccinelli, demais autoridades políticas e empresários dos diversos setores produtivos do Estado.
Internacionalização - O coordenador da Expo-MS Industrial, Bergson Amarilla, ressalta que a edição deste ano vai consolidar a feira da indústria como um espaço internacional de negócios com a presença de empresários da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Europa. “Apenas da Argentina, temos confirmadas a participação de 150 empresários, que fretaram um avião para vir à feira da indústria do Estado. Além disso, instituições da Bolívia, Chile e Paraguai também acertaram a participação, bem como compradores europeus, que virão com o apoio do Al-Invest, que vai realizar durante o evento uma rodada de negócios e uma capacitação em tecnologia da indústria de alimentação”, detalhou. A feira da indústria também vai sediar o 1º Fórum Internacional de Logística Codesul, Zicosul e o 3º Encontro Empresarial da Zicosul.
Eu já escolhi as minhas palestras, escolha as suas também credenciando-se no site www.expoms2010.fiems.org.br
Assinar:
Postagens (Atom)