sábado, 15 de maio de 2010

Estádios para Copa de 2014 serão equipados com tecnologia 4G


A transmissão será de até 50 vezes mais rápida do que a atual 3G
Para a Copa do Mundo realizada em 2014 no Brasil serão instaladas, no alto dos estádios, antenas de alto alcance para transmissão de voz e de dados com o intuito de conceber uma melhor recepção da tecnologia 4G.

A novidade é para evitar problemas como os que ocorrem com frequência durante concentrações de multidõess, como o réveillon, quando boa parte dos celulares para de funcionar. Com a tecnologia 4G, que recebe o nome de LTE, será possível transmitir dados de 25 a 50 vezes mais rápido, evitando o tráfego das linhas de celulares.

No evento 10ª edição da Rio Wireless, Ricardo Tavares, vice-presidente da Associação GSM, que reúne as dez maiores operadoras de celular do mundo, revela que durante os jogos, os maiores picos de utilização de aparelhos celular acontece 30 minutos antes da partida, um minuto após o término do primeiro tempo, cinco minutos depois do apito final e a cada gol.

Segundo o executivo, na Copa de 2014, "as pessoas vão usar mais os celulares para entrar em redes sociais do que para falar, por isso será necessária a implantação de uma nova faixa de transmissão de dado que possibilite maior agilidade, como no caso do 4G".

Hoje

O acesso a essa tecnologia ainda é restrito e o preço dos aparelhos elevado. Atualmente, no Brasil, 13 milhões de pessoas utilizam aparelhos com a tecnologia 3G - acesso à internet -, mas a maioria ainda usa 2G, com transmissão apenas de voz.

Curiosidade:
A Long Term Evolution, ou simplesmente LTE, apareceu no mercado com a promessa de superar as conexões de internet móveis de 3º geração (as chamadas 3G), com uma velocidade 180 vezes maior. As operadoras já se preparam e a expectativa é de que em 2014 o consumidor brasileiro já tenha acesso à nova tecnologia, também apelidada de 4G.

Se hoje, pelas conexões3G, um usuário leva em média 6 horas para baixar 1 gigabyte de informação, com a LTE esse tempo seria reduzido para 2 minutos. No entanto, esses são dados genéricos, e a velocidade real depende de fatores como o número de pessoas conectadas ao mesmo tempo, distância em relação à antena e o tipo de plano contratado.

A 4G vai permitir ao usuário funções antes não suportadas para celulares, como jogar games com gráficos complexos e assistir a um filme enquanto ele está sendo baixado.
A tecnologia - que também estará disponível para uso em computadores, através de modem móvel - pode ajudar a baratear o acesso à Internet no Brasil, mas não há ainda certeza absoluta quanto a isso. A expectativa é de que a inserção no mercado de mais uma opção para o consumidor aumente a concorrência e pressione os preços para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário